31 3508.1919

Veja quais são os resíduos mais comuns no setor automobilístico

A gestão de resíduos na indústria automotiva é essencial para reduzir impactos ambientais. Assim, além de transformá-los em ativos, o gerenciamento eficaz pode aumentar a produtividade da empresa ao maximizar o uso interno dos recursos. 

As práticas sustentáveis, como a redução, reutilização de veículos e a reciclagem, são prioridades para mitigar o impacto ambiental dos resíduos gerados pela indústria automobilística.

Leia também: Você sabe quais são os resíduos gerados em zonas aeroportuárias?

Saiba o que é considerado um resíduo automobilístico 

Os resíduos da indústria automobilística, em sua maioria classificados como perigosos, são derivados de diversas atividades do setor. Entre os mais comuns estão pneus, estopas, óleos, filtros e efluentes contaminados. Dessa forma, seu descarte inadequado, especialmente em desmanches irregulares, postos de combustível e depósitos a céu aberto, é um grande problema no Brasil. 

A saber, são frequentemente contaminados com óleo, poluindo os recursos hídricos, afetando a vida aquática e comprometendo a oxigenação dos rios. Assim, a legislação brasileira, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, exige que fabricantes e representantes sejam responsáveis pela destinação adequada desses resíduos, incentivando a participação em sistemas de logística reversa para o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Leia também: Sua empresa gera resíduos de agronegócio – Conte com a Inovar Ambiental para gerenciá-los da melhor maneira possível

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar