31 3508.1919

Confira as novidades na nova versão da norma ABNT NBR 14.725

A ABNT lançou a versão atualizada da norma NBR 14.725 em 3 de julho de 2023, que será implementada em dois anos. A saber, ela abrange aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), além da classificação, ficha de dados de segurança (FDS) e rotulagem de produtos químicos. 

A saber, uma mudança significativa é a substituição da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos) pela FDS. Assim, indústrias e empresas que lidam com resíduos químicos devem se adaptar às alterações para garantir a conformidade com as normas ambientais e legais.

Leia também: Veja quais são os resíduos mais comuns no setor automobilístico

Qual o motivo da mudança da FISPQ para a FDS? 

A mudança da FISPQ para FDS tem o objetivo de alinhá-la a padrões internacionais. Dessa maneira, a alteração requer a atualização de todas as fichas existentes, sendo obrigatória para todas as empresas. 

A FDS é um documento elaborado pelos fornecedores de produtos químicos, contendo informações sobre riscos, manuseio, transporte, armazenagem e medidas de emergência.

Leia também: Você sabe quais são os resíduos gerados em zonas aeroportuárias?

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

× Fale com a Inovar