31 3508.1919

Incineração de resíduos reduz volume e evita contaminação do meio ambiente

A incineração de resíduos é uma prática recomendada para organizações que lidam com resíduos especiais, como os provenientes de serviços de saúde, produtos controlados e substâncias tóxicas. 

Assim, esse processo é essencial para evitar prejuízos, impactos ambientais e riscos à saúde pública. A saber, a prática consiste na queima controlada desses materiais em fornos específicos, onde são submetidos a altas temperaturas, resultando na redução do volume original dos resíduos em cerca de 90%.

Leia também: Veja como a Inovar Ambiental faz a gestão de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais

Incineração pode ser aplicada para diversos resíduos

Além de atender às exigências legais, a incineração oferece diversas vantagens competitivas. Entre elas, destacam-se a destruição completa de microorganismos patogênicos, o controle de emissões atmosféricas e a geração de energia alternativa. É importante ressaltar que os resíduos incinerados devem ser posteriormente encaminhados para a disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários legalizados.

A saber, a prática é indicada para uma variedade de resíduos, incluindo os industriais, líquidos, de serviços de saúde, químicos e perfurocortantes. Assim, o processo é regulamentado por legislações ambientais e sanitárias, como as resoluções do Conama, garantindo sua eficiência e segurança. 

Leia também: Segundo pesquisa, 89% dos consumidores brasileiros se preocupam com a sustentabilidade

A Inovar Ambiental

A Inovar Ambiental acredita que o correto gerenciamento de resíduos não deve levar em conta apenas os acidentes decorrentes dos efeitos imediatos. Riscos com efeitos de longo prazo também devem ser igualmente considerados nesse trabalho, assim como uma coleta periódica e a observância do grau de toxicidade de cada tipo de substância.

Localizada na cidade de Santa Luzia em Minas Gerais, a Inovar Ambiental tem a sustentabilidade como seu norte. Destinar um resíduo de forma correta é, acima de tudo, um ato de amor ao meio ambiente, à saúde pública e às próximas gerações. Confira mais sobre a Inovar Ambiental visitando nosso site, Facebook e Instagram.

 

× Fale com a Inovar